quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Introdução a filosofia - Part I

       Esse texto é uma transcrição de um texto de Introdução à filosofia da Sociedade de Ciências Antigas. Esse texto está sendo estudada pela Sociedade Fabiana do Recife em que faço parte, ele está fazendo parte do programa de estudos. Então pensei que seria útil passar para aqui as anotações que fiz do texto e algumas impressões e observações desse mesmo texto.

   

             Introdução à Filosofia

    Oriente - Se produziu "verdades filosóficas" não apropriadamente filosofia.

    Grécia - Distingui-se da religião, tendo maior relação com o  pensamento científico.

    Idade Média - Influência do Cristianismo, harmonia entre Religião e Fé. --- São Tomás de Aquino

Obs: Percebo no pensamento oriental algo bem distinto do pensar ocidental, onde ser busca sentido em aspectos da natureza, do espírito. Pensamento ocidental se firmou na exatidão dos fenômenos, no aspecto racional e mental. Enquanto o pensar oriental se baseia na experiência do mundo.   

 

            Metódo Filosófico

     1- Disposição para sentir os problemas do mistérios do universo

    2- Espírito de exatidão e o hábito de rigor no pensamento.

 

               Métodos fundamentais:

     a) Platônico - a dialética - criação de uma hipótese, necessitando após disso uma crítica a ela.

     b) Aristotélico - o silogismo - a demonstração através da lógica racional

     c) Cartesiano - a intuição - chegar ao conjunto através dos aspectos secundários que se apresentam a partir da análise e do estudo

*Os métodos de pesquisa filosóficos se auxiliam entre si.

 

 > Filosofia Especulativa: conhecer por conhecer.

  - Metafísica: ciência das causas primeiras e primeiros princípios: Teodíceia,  Ontologia e Crítica do Conhecimento.

- Filosofia da Natureza: Estudo do ser concreto e particularizado nas diversas gêneros e espécies do plano fenômenal: Cosmologia Racional, Antropologia Racional e Psicologia Racional.

- Filosofia Prática: Conhecer para agir e produzir.

- Filosofia Moral ou Ética.

- Filosofia da Arte ou Estética - Estudo do fazer humano, sob o ponto de vista dos princípios universais que o devem orientar.


        


 

 

Apresentação

       Comecei esse projeto de um blog, porém com intuito de mantê-lo privado.  Cadernos já um projeto de meses, comecei com um caderno, depois passei para o Notion. Penso que um blog pode ser de grande utilidade para esse intuito.
       A ideia se iniciou em escrever em um cadernos ideias, reflexões e anotações de diversos conhecimentos, no começo do projeto seria mais especificamente para ideias políticas, modos alternativos de vida, proposições de vida individual e coletiva. Depois que passei para o Notion tornou também um espaço de ensaio, onde posso depositar minhas leituras e pensamentos para poder incluir em outros lugares, e também teria a liberdade de organizar da forma que me apeteceria. Alguns dias atrás pensei em fazer também um blog, porém tive resistência, pois não queria abrir mais algo para fazer. Porém vejo muitas vantagens em fazer o Cadernos aqui, teria mais espaço para desenvolver ideias, e teria mais foco, poderia abordar um número infinito de temas, com toda liberdade e inventividade.
          Posso dizer que de certa forma existe uma inspiração no Livro Vermelho de Jung, porém não tenho tanto interesse em fazer um relato da minha jornada pelo inconsciente. Também posso abordar isso aqui, porém não é principal foco. Quero ter a liberdade de conter a diversidade de interesses, de leituras, de insights que tenho em meu dia-a-dia. Sem a necessidade de ser imediatista, espero ter um tempo de um quinzena talvez para poder desenvolver um tema. Um grande ganho é não precisar de um leitor para julgar esses escritos, irei exercitar essa fala comigo mesmo, tendo espaço disponível de experimentação, podendo também usar o que escrevo aqui em outros lugares.
          Pretendo tratar de diversos temas: Política, filosofia, espiritualidade, psicologia, etc, etc. Aqui posso cometer erros, ser ingênuo, ser demais, ser de menos. Ser dadaísta, surrealista, comunista, anarquista... Ser tudo isso, ou ser nada. Sem necessidade de ser um iconoclasta, mas também poder sê-lo.
           Termino esse texto de apresentação já ansioso para começar a fazer um post oficial. Agora finalizarei esse para começar outro. Depois disso só talvez depois de quinze dias. Abraços

Entrevista para genograma de minha família

             Ontem, fiz uma entrevista com minha prima para fazer meu genograma. Deveria ter feito isso já um tempo, mas acredito que foi p...