quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Sobre a Verdadeira Vontade

        Nessa Terça me deparei com uma reflexão que acredito ser de grande importância para as questões em que venho me deparado. Esse tinha ido ao Horizonte, estava em mente a expectativa de talvez retomar minha leitura da Gestalt-Terapia. Porém me vi sem vontade de insistir naquele momento na leitura. Mudei meu foco para outras coisas e nada prendeu minha atenção suficientemente, isso é algo que vem me preocupando, ver que nada é suficientemente interessante para mim, ao ponto de prender minha atenção, pelo menos nada que seja sério, que exija um certo esforço para se aprofundar.

    Logo, encontrei no blog do Delddebio um texto sobre a Verdadeira Vontade e o conhecimento do universo simbólico interno. Aquilo me chamou a atenção, e fiz naquele momento um pequeno texto. Então, um pouco tempo depois pensei em postar algo aqui.

      Essa visão do que eu sou em minha natureza, de forma profunda, onde reside meu real potencial, pode assim se traduzir como Verdadeira Vontade. Pensar que existe esse algo, já presente em mim, me deu certo alívio, porém saber que deveria buscá-lo, me coloquei algumas resistências. O texto trouxe a necessidade de entender a manifestação dos símbolos em minha vida e buscá-los, fazer aquilo que o doutor Jung recomendaria. De certa forma faço isso durante o curso de Arteterapia do Traços, consigo perceber como os símbolos atuam em minha vida. Porém, ainda me vejo muito cético em relação a isso, como essas imagens e construções simbólicas me ajudam de forma concreta. 

     Iniciei esse ano muito bem, mas o peso do ceticismo, da dúvida me acompanha. Agora me vejo outra, enxergo o mundo de outra forma, acredito que essa é uma nova fase. Porém, essa sensação de que isso é só uma sensação, de o mundo real não é sim, me põe medo, e me faz querer esquecer essa parcela de intuição. 

     Mantenho a calma, e sigo em frente. Agora a questão suscitada pelo texto, qual é a minha real aptidão? Aquilo que faço sem grandes esforços e sacrifícios? O lugar e o ofício em que me sinto em casa, harmonizado com aquela causa, com aquele fim. Agora para mim já não me preocupa tanto o que faço ou que tenho que fazer, o que gostaria de me voltar é justamente para isso, para a Verdadeira Vontade. Esse mês então me volto para as pequenas coisas, para o passo que posso dar a cada momento, e ver até que ponto posso chegar. Com um projeto, com um momento de lazer, etc.

         Assim, talvez conseguirei chegar a essa conclusão, a esse entendimento. Onde devo estar, o lugar em que não terei essas dúvidas, onde posso apoiar firmemente meus pés. Sei que cada fase, cada momento existe um novo desafio. Minha questão agora é entender as leis da vida e segui-las. Tentando pelo menos saber se existem.

        Deixarei aqui um excerto do texto do Delddebio para futuras reflexões:

   Agora as questões se tornam: Quais são meus negócios ou paixões? Para o que você devota seu tempo e energia? Se você está aberto e atento para esses negócios ou paixões ou habilidades ou hobbies ou o que mais seja, então você deve perguntar: Que lições eles estão escrevendo para mim para o fim de realizar a minha verdadeira vontade? Desde que só você pode responder a essas perguntas para si mesmo, agora é a sua responsabilidade ouvir as respostas e nunca parar de ouvir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...