quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Mandala do Fogo

                                     Escolhi fazer hoje de tarde uma mandala. Essa mandala seria um trabalho feito para mostrar no dia da aula de sábado do Traços, como a finalização do trabalho do símbolo pessoal. Fiz muito pouco, apenas o que fiz foi nas aulas relacionados ao símbolo. Me sinto um pouco mal por não ter feito mais produções, estive bastante desatento.

                                   Porém os trabalhos que fiz acredito serem de bastante intensidade e revelaram bastante do meu processo até chegar a essa finalização com a mandala. Pensei rapidamente nessa mandala, e a imagem que veio em minha cabeça resumiu com bastante simplicidade o que está passando em mim. Existe aí um fogo armazenado em um círculo e um quadrado azul e vermelho no centro, com um fundo amarelo.

                                   Essa imagem sintetiza um pouco essa situação, como se houvesse um fogo interno, que precisa ser contido, porém ele está lá, não sabendo ao certo para onde ir. Como se eu sentisse essa energia dentro de mim, mas pela situação essa energia está sob um certo controle, ela causa uma certa ansiedade, aquilo que o envolve não permite muito movimento. Então existe um contraste. Ainda temos um quadrado no meio, sendo o quadrado o símbolo da ordem.

 

 
                  Depois dessa fase a partir do mês de Setembro do ano passado, vi a necessidade de criar uma ordem em mim, a energia da raiva ou a energia impulsiva do fogo deve ser organizada de certa forma. Porém existe aí uma contradição, entre a necessidade de organizar, conter, ordenar e a necessidade de expansão, de descontração do fogo. 
                    Assim, fecho um ciclo, talvez. Olhando para essa imagem é como se houvesse mais coisas pela frente, que não sei ao certo para onde vão. É um novo passo, que não soluciona, porém faz compreensível, me conscientizo do que está acontecendo, durante o processo. Consigo reconhecer um avanço, uma nova formulação da minha existência. 
                      Espero poder usar esse espaço para esse processo de auto-descoberta, há algo muito importante nisso tudo, percebo a sincronicidade das coisas. Me inspiro um pouco no Livro Vermelho de Jung, tento de certa forma fazer uma versão pós-moderna desse livro. Sei que isso tudo tem um valor muito grande, que no futuro pode ser um mapa de meu desenvolvimento e da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...