quinta-feira, 25 de março de 2021

Continuação do trabalho com símbolos

 

                          Fiz esse desenho no sábado passado para uma aula de Arteterapia. A intenção não era essa, o trabalho era para ser feito com uma foto, porém estava resistente em usar minha foto e naquele dia acabei fazendo um desenho que veio a minha mente. Primeiro uma caneca para fazer o centro, depois os nervos, que sempre fazem parte dos meus desenhos.

                           Lembro que durante a criação do desenho me senti estranho por estar fazendo um circulo branco no meio do papel ao invés de colocar minha foto, me senti como se não tivesse face, como se eu não estivesse sendo representado. Porém a imagem parecia comunicar algo muito importante naquele momento, isso me tocava profundamente. 

                           Olhando para imagem me vem uma sensação muito forte, algo eletrizante porém aterrorizador, uma energia que não tinha sentido nesses outros desenhos. O centro me representa, um vazio, sem nada no seu interior. Porém fora do círculo existe bastante energia, algo vibrante, com as cores que venho usando muito, vermelho e amarelo. Porém existe uma barreira que não deixa nada entrar nem sair. Com isso existe uma tensão forte.

                          Outras imagens me vêm a mente olhando para isso. Neurônios, imagem de um olho no centro. A imagem é simples, direta, me colocou em um lugar onde não está esperando chegar. Porém existe essa mudança para o estado totalmente disforme do último trabalho para esse. Existe uma forma, de novo um formato circular, mas em oposição a uma forma mais fluída que está no externo. Por um lado isso me põe num lugar de confronto, de energias que estão digladiando, porém existe outro lado onde senti necessidade de uma forma mais concreta, onde é possível uma compreensão mais precisa.

                             Outra reflexão me vem quando penso na sequência, que esse desenho como o primeiro representa contato, porém um contato conflitivo. O sentimento evocado no primeiro é o de raiva, um sentimento destrutivo e criativo ao mesmo tempo. Porém agora a raiva está ligada ao medo, por isso cria uma barreira. Essa barreira impossibilita uma comunicação satisfatória. Também penso que esse desenho é uma busca por contato, ao invés de pensar em uma barreira penso que o circulo busca uma aproximação com as extremidades, havendo uma troca de energias, remetendo talvez aí um organismo biológico, que necessita de trocas de energias para permanecer vivo.

                             A primeira imagem foi ligado aos genitais, e representa os impulsos mais primários, mais imediatos e necessidade de expandí-lo, de colocar essa energia para o mundo. Agora essa imagem representa a energia mental, que talvez não está se comunicando com o resto do corpo, por isso um conflito, entre as vivências e o julgamento, Entre ver e ouvir.

                            Também devo pensar que a última mandala, a energia está dentro do círculo, querendo sair, nesse agora a energia está fora, e não dentro. No último desenho existe um globo, porém não tem uma relação direta com o fogo. Esse é outro tópico que achei interessante pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...