quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

                Quero trazer algumas reflexões que tive hoje pela manhã. Por enquanto não tenho algo como um sonho ou outro tipo de coisa. Mas consegui chegar a algumas conclusões. Venho elaborando algumas coisas, através de minhas leituras e reflexões, também os acontecimentos em minha volta. Consigo enxergar um padrão em tudo isso.

               Percebo isso a partir das três cartas que saíram para mim na última vez que consultei o Tarô. Mas especificamente a fileira de três cartas do meio da Cruz Celta. Primeiro, no campo consciente está o 9 de Espadas, onde se dá as preocupações catastróficas sobre o futuro, acredito que é a ansiedade pelo medo do fracasso, que as coisas inevitavelmente não darão certo, venho percebendo isso como sendo um sintoma da vida adulta. De repente enxergar no mundo um lugar em que as coisas tenderam para o caos, como se a realidade fosse feita de coisas negativas puramente e teremos que lidar com isso.

              Daí, me volto para a primeira carta, que é o Rei de Paus, onde exigi uma ação mais agressiva diante do mundo. O Rei de Paus personifica o Eu no mundo, a concretização das ideias através de um ato incisivo, é a personificação da liderança, do visionário que consegue enxergar mais longe que a maioria. Eu entendo que é um arquétipo colérico em que preciso de certa forma me afiliar. Num instante em que preciso acreditar no meu instinto e realizar as coisas que quero realizar a partir da minha ação num mundo. 

               Esses dois aspectos são presentes numa realidade consciente, no que posso enxergar no mundo objetivo, porém o fundo da questão aparece (I) O MAGO, aqui eu enxergo uma carta que representa uma livre iniciativa, uma busca impetuosa do conhecimento. Porém, a imagem do Hermes se impõe como um guia interno, como uma figura que está acima da percepção humana, guiando o destino do sujeito. Entendo que, para além das preocupações da realidade da vida (9 de Espadas) e a capacidade de ação sobre o mundo impondo a própria vontade (Rei de Paus), existe as forças do destino que nos guiam, que estão acima de nosso controle, e com isso devemos embarcar na aventura do devir, que pode nos enriquecer tremendamente.

                Existem outros aspectos a serem trabalhados com certeza, espero ter calma para lidar com todos eles, percebo que a cada momento estou aprendendo mais, adquirindo novos saberes e compreensões. Percebo as forças que estão para além de minha compreensão, tento me alinhar a elas, mas também adquiro minha independência para agir e decidir, também sabendo que consequentemente terei preocupações e ansiedades, serei afetado pelo mundo e isso poderá determinar minhas ações, minha experiência na vida.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...