Motto:
*Magna Mater omnium nutrix* (Great Mother, nurse of all)
Divindades:
Afrodite, Vênus, Deméter, Ceres, Hera, Juno.
Letra Grega - Gama
Genesis = Geração, produção, criação, forma de nascimento.
Trigrama
K´un =
Receptivo. Imagem: Terra. A Mãe, associado com receptividade, docilidade,
frugalidade e suporte.
Descrição
Tal carta está ligada ao aspecto da fertilidade, do mundo natural. Encarna o arquétipo materno que nutre, que gera e permite o crescimento dos seres. Como Imperatriz, ela governa sobre a materia, paço que O Imperador governa sobre os assunto espirituais. Assim, ela não só o desenvolvimento e crescimento das coisas, mas preside sobre sua organização e conservação.
Ela ligada as fases da vida, como nascimento, desenvolvimento e declínio. As divindades gregas Hera e Juno são diretamente ligadas ao casamento e ao sexo, elas também estão conectadas com a gestação e com o nascimento e guia dos primeiros anos de uma criança. Estão diretamente ligadas a multiplicação da raça e com a fertilidade.
A Imperatriz está ligada ao Eros Maternal, enquanto O Imperador está ligado ao Logos Paternal. Os dois aspectos masculino e feminino representados por Zeus e Hera, são o confronto entre a consciência-ego e o inconsciente arquetípico que precede o nascimento da criança unificada. Como Afrodite, é a representação feminina do duplex mercuriano, resultado a partir da união dos dois o Hermafrodita.
O Pavão, símbolo comumente associado a Hera e Juno, tem uma relação intima com os ciclos da natureza pela renovação de sua pelugem todo ano. O pavão e o arco-íris, representam a síntese de todos os elementos e suas qualidades.
Na alquimia, é representada pelo Sal, sendo ele o princípio da natureza. É o princípio materno nutritivo que envolve toda matéria no Útero da Vida, alimentando, preservando e desenvolvendo as formas da existência material. Representa o desejo de procriar e gerar a Vida. Junto ao Enxofre, princípio masculino da energia criativa em O Imperador, gera o Mercúrio. É também conhecida como anima vegetativa (alma vegetal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário