quinta-feira, 8 de setembro de 2022

V. Pontifez Maximus - Archierus - Alto Sacerdote (5)

                                                                                                                    

Motto: Obscure Ardens

Divindades: Apollo, Helios, Sol, Shamach

Dados: 1+5= Amor + Pai (Água); 3+2 = Família + Pai (Fogo)

Astragali: 1+4+3= Amor + Sagrado + Masculino

Letra grega = Wau (Digamma)

Wruomai = Redenção, cura, salvação, entregar,

Trigrama: :I: Nome: Li = O apegar-se. Imagem: Fogo, Relampâgo, Sol. O Segundo Filho.

 

Descrição: Representa a parte masculina do inconsciente. Simboliza o sol quando está se pondo, que viaja pelo mar do inconsciente para o novo amanhecer da consciência. O Alto Sacerdote encorpora a aspiração espiritual, julgamento moral irrefletido e busca pela perfeição. É intolerante aos erros da carne. Precisa da co-regência da Imperatriz, Imperador e Alta Sacerdotisa para amolecer sua severidade. 

                   Pontifex é "aquele que prepara o caminho". Aquele que prepara a ponte entre o céu e a terra, o manancial da religião (religio, advém de religare). Ele é a voz interna, o guia interno (in-tuição). Segura um vaso que contém vinho (Espírito de Fogo), enquanto a Alta Sacerdotisa segura um vaso que contém água (Amor curador).

                     Quando o homem reconhece sua anima, uma tríade é criada: ele é o aspecto masculino consciente (Imperador) que se relaciona com o aspecto imanente feminino consciente (Imperatriz) e a anima feminina transcendente (Alta Sacerdotisa).  Esta estrutura se torna um quartenário completo quando surge o transcendente masculino o Velho Sábio (Alto Sacerdote). Dessa forma, quando a mulher reconhece seu animus, uma tríade é criada: ela é o aspecto feminino consciente (Imperatriz), que se relaciona com o aspecto imanente masculino consciente (Imperador), e o animus masculino transcendente (Alto Sacerdote). Essa estrutura se torna um quaternário completo quando surge do transcendente feminino  a Mãe Ctônica (Alta Sacerdotisa). Nos dois caos resulta em um "casamento quartenio", que é meio masculino e meio feminino.

                         Anima e animus são irracionais por serem inconscientes; animus seria fonte de opiniões irracionais, já a anima  é fonte de humores irracionais. Animus também tende a obter opiniões convencionais, e é propenso a opiniões opinativas, interpretação, insinuação, desconstrução, e é tem sede de poder; Animus está voltado ao espírito e tende a se tornar um psicopompo, um mediador entre consciente e inconsciente. O Alto Sacerdote está ligado a pneuma e nous (espírito e mente), enquanto que a Alta Sacerdotisa se corresponde com a psique e soma (alma e corpo).

                A relação das cartas II-V podem ser entendidas a partir dos elementos: A Imperatriz é a Mãe Terra (Terra), O Imperador é o Pai do Céu (Ar), a Alta Sacerdotisa é a Lua Abismal (Água), e o Alto sacerdote é o Fogo Celestial (Fogo). As cartas masculinas estão ligadas ao calor (separação e descriminação, Logos), enquanto que as cartas femininas estão ligadas ao frio (mistura e junção, Eros). As autoridades terrenas, A Imperatriz e O Imperador, correspondem com elementos mais pesados e menos sutis (Terra e Ar). Enquanto que as autoridades espirituais, Alto Sacerdote e Alta Sacerdotisa, corresponde com elementos mais leves e sutis (Fogo e Água). Então A Imperatriz e pesada e fria (Terra), O Imperador é pesado e quente (Ar), A Alta Sacerdotisa é leve e fria (Água), e Alto sacerdote é leve e quente (Fogo). Os dois opostos podem se casar, alcançando o coniunctio oppositorum.

                 Animus é Sol Negro (Sol Niger), corresponde a Saturno. Rei da era dourada antes de Júpiter. Sol Negro veio antes da aurora da consciência. Era onde a vida era instintiva e a morte não era temida e que o homem não tinha conhecimento do bem e do mal. O Alto Sacerdote é o Pai Espiritual, qual a funcionalidade é erguer, exaltar, aperfeiçoar, ele é o perfectus moribus (Perfeição ética). Está preocupado com as verdades fixas e o ponto fixo onde tudo gira, enquanto a Alta Sacerdotisa está ligada aos fenômenos crescentes e minguantes. Animus é a sombra da consciência solar. É o enxofre vermelho, essência do sol, enquanto que o enxofre branco é a essência da Lua: eles são o Leão Vermelho e Verde.

                    Do grego Theion significa tanto "divindade" ou "enxofre", enxofre é usado par purificação, principal função de Apollo, Alto Sacerdote. Está ligado à Hexade, O Dez no Minor Arcana. As plantas sagradas ligadas a ele são o Louro, palmeira, olícia e tamargueira.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...