quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

VIII. Victoria - Nike - Vitoria (8,7)

                                                           

 Motto : Victoria Sperata (Vitória Esperada)

Divindades: Ares, Marte, Nike, Victoria.

Dados: 2+3= Virtude + Masculino (Água)

             4+2 = Virtude + Segundo (Fogo)      

Astragali:

               1+6+3= 1st Ogdoad + Virtude + Masculino (Vitória)

Letra Grega = Theta

Thrasos = coragem, ousadia, confiança, audácia, independência.

Trigrama:

I:: Nome: Chen = O Excitamento. Imagem: Trovão. O primeiro filho, associado com a iniciativa, ação, incisividade, veêmencia, força. Sudeste do Alvorecer.

 

 Descrição:

     É o veículo do Herói, tanto serve para a saída para novas aventuras quanto para celebrar um retorno triunfante. Móvel porém seguro. As características do Herói são coragem, competitividade, agressividade, força, vontade. Ele pode trazer tanto a salvação quanto a destruição.

      Sua vitória não deve ser pessoal, mas do povo. O Herói precisa saber controlar a energia animal, presente nos cavalos - físico e espiritual. Que puxa para diferentes direções. A vegetação nos lembra que a força do Herói provem da natureza. Marte fortifica e protege plantas e animais domésticos. Marte também é conhecido como o Deus das Marchas, pois toda estação de primavera começa em Março. Ele é o deus da fertilidade, da vegetação, da nova vitalidade. Equivalente a Silvanus, o espírito da selva.

       A lança presente na mão direita representa a ação consciente. As rédeas na mão esquerda simbolizam a internalização da habilidade de governar seus impulsos e ações. As duas rédeas representam a vontade e a inteligência. O cavalo Azul representa a energia espiritual, enquanto o cavalo vermelho a energia física. O cocheiro é a força guia do ego - transcendente que deve governar o espírito (os cavalos) que movem o carro (o corpo). Deve fazer com que a mente e corpo trabalhem juntos, ele deve harmonizar o espiritual com o físico.

       O perigo de enfrentar o Herói é hubris, usualmente traduzido por "Orgulho avassalador". Se esse ego inflar e começar a investir nas armadilhas da vitória, então as qualidades negativas emergem, e as sementes da derrota são semeadas. Ares é conhecido como "o odiado pelos deuses e mortais". A incorporação da força bruta e violência cega.

        As cartas do Carro (Ares) e Justiça (Atenas) formam um par natural (violência cega versus firmeza, inteligência vs coragem). Também comportam semelhanças como: (1) os dois são deuses da guerra e frequentemente estão em conflito e (2) Ares foi nascido de Hera sem um pai e Athenas foi nascida sem uma mãe.

            Os quatro pilares representam os quatro humores: Marrom/Amarelo (Nigredo) é o Melancólico. Verde (Albedo) é o Fleumático. Azul (Rubedo) o Sanguíneo. E o Vermelho (Citrinitas) é o Colérico. Os Pilares Vermelho e Azul são as características do Herói, o temperamento colérico e irritável e inclinado a lutar e o temperamento sanguíneo é ativo, foco no externo e bem-sucedido. Atrás está a natureza fleumática (preguiça ou amante da paz) e a natureza melancólica (malsucedido e pensativo).

         Também há os Quatro Elementos representados pelas quatro funções da psique (intuição, sensação, pensamento, sentimento.) Sendo a intuição = fogo, o pensamento = ar, sensação = terra e sentimento = água. 

Comentário:

             Acredito que essa carta representou uma mudança na minha forma de lidar com o mundo. De fato me voltei mais para o mundo exterior, barrei um pouco meu lado espiritual e profundo para olhar para as questões exteriores. Acredito que aprendi algo com isso. Passei a enxergar mais a vida como um fluxo contínuo, onde nada se retêm. Com isso, passei a me apegar menos a conceitos ou ideias fechadas. Permiti que o processo desse seu curso. Mas com isso tudo veio diversas emoções, diversos momentos de explosão. Coisas que estavam bastante enraígadas em mim durante todos esses anos saíram, e não sei ainda se permanecem.

            Tive que dar um tempo nas leituras das cartas. Agora sinto preparado para continuar com essa jornada com outra perspectiva. Sinto que há mais a ser descoberto e elaborado. Agora, percebo que posso confiar nesse processo, sabendo que estou transformando constantemente. A minha perspectiva sobre mim mesmo também mudou. Me vejo uma pessoa mais aberta a visões contrárias e paradoxais, busco sustentar isso. Descobri que só assim posso ir além dos meus receios, das minhas limitações. Cheguei a um ponto em que não existe uma verdade fechada em relação a tudo. Existe um processo constante que nos leva a diversos lugares e impressões. Me vejo surfando sobre essas diversas coisas. E acredito que a carta reflete tudo isso.
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...