quinta-feira, 29 de abril de 2021

         Hoje de manhã tive uma sessão do biográfico. Foi muito bom, saí com uma entendimento muito melhor dos eventos recentes. Fiz uma linha de cada evento, o que conecta cada um. Me sinto mais feliz por isso. Pretendo explanar melhor isso aqui.

         Desde terça-feira venho refletindo sobre minhas relações, amizades, etc. Hoje retomei essa reflexão, só que com novos pontos. Ainda falei sobre as minhas viagens que fiz sozinho. Consegui me entender melhor olhando para minha personalidade de forma mais profunda. Em relação ao primeiro tema vi algo importante, uma foi meu insight, outro foi a perspectiva trazida pela pessoa que estava me consultando.

           Primeiro ela trouxe a importância de dar conta de minha próprias expectativas. Foi algo que eu não estava consciente. Ela mesmo falou sobre a função sombra. De fato foi como um aspecto que trago nas minhas relações: exigências, expectativas, preconceitos. Ela trouxe como minha incapacidade de estar com a relação, buscando descobrir o que ela tem para me dar, ao invés crio uma fantasia sobre a situação. Já eu pensei sobre a postura zen das relações, deixar acontecer, não controlar, desenvolver uma capacidade receptiva para o mundo, deixando-o aparecer para mim. Pensando sobre a fala de Perls sobre a vida, como se a vida fosse um fluxo de acontecimentos e nosso dever é só seguir seu curso.

            Depois falei sobre minhas viagens e as coisas que me frustraram. Me veio uma percepção que nesse contexto me trouxe a impressão de eu ser alguém assim, interessado pela diversidade do mundo, que  nutre amizades fora do meu próprio país. Também minha vontade de consumir diversas culturas, arte de diversos lugares. Falando com ela me veio a questão da paciência, o exercício de ser paciente. Aprender o livre curso das coisas, deixando que chegue até mim o que me é apropriado, pelo menos naquele dado momento.

           Consegui enxergar importância em mim mesmo, na escolha das minhas amizades, puder ver meu valor e ainda mais entender que a baixa auto-estima vem de uma cobrança muito grande. Me pergunto agora o resto dessa história, que virá porvir nessas sessões. Buscarei observar todas essas coisas, estar mais presente e aterrizado. Agora mais que nunca ficou a necessidade de ser menos exigente, deixar que as coisas aconteçam naturalmente, aprendendo a vivenciar isso tudo sem grandes tensões.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...