quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Cruz Celta - Carta do Ano


1+2 - Rei de Paus + (XIII) A Morte

Aqui aparece a dimensão ativa e dinâmica, onde se encontra uma energia de ação, motivada por novos ideais que almejam se concretizar no plano real (Rei de Paus). Há aqui uma necessidade de realizar uma ideia, buscando ter uma maior assertividade e uma energia voltada ao indivíduo e seu protagonismo. Porém a carta que corta (XIII - A Morte) demanda uma necessidade de abrir mão de certas coisas para abraçar novas, talvez essa tendência possa gerar um conflito que dificulte a possibilidade da ação da primeira carta, talvez possam servir de complemento.

3 - 9 de Espadas

O medo do que pode acontecer no futuro, tanto algo concreto e específico, quanto abstrato e incerto. A atividade mental é estimulada excessivamente, não necessariamente retratando o mundo real, com isso vem o medo das coisas que possam vir. O medo pode ser do julgamento alheio, da realidade do mundo no futuro, da própria situação futura diante de projetos, financeiro e etc.

4 - (I) O Mago

Aqui apesar dos medos que se dão na esfera do consciente, há uma base que sustenta o caminho; um guia que dá alertas sobre o caminhar. Representa tanto a intuição que nos leva a acertar, quanto o Trapaceiro que nos coloca em situações conflitivas, tão necessárias quanto. Também me remete ao ímpeto do conhecer, a energia ativa masculina em busca de experiências.

5 - 4 de Espadas

   Essa carta apresenta um momento passado onde houvera necessidade de contemplação, uma etapa de reflexão e introversão. Pode estar ligado a fase de minha pré-adolescência e adolescência, mas também o período de pandemia.

6 - (II) A sacerdotisa

Aqui aparece a figura de Persefone descendo uma escada, e dois pilares, um branco e um preto, representando a dualidade. Fazendo um paralelo com a carta (I) O Mago, que trás a energia ativa masculina da consciência, aqui aparece a energia passiva do inconsciente. O arquétipo feminino reaparece representando as forças inconscientes que põem fora do controle do ego, sendo assim o mundo irracional, oculto. Aqui é a energia da sombra que alimenta a luz.

7 - (XV) O Diabo

Aqui aparece a natureza mais espontânea e voltada ao desejo material, se tornou uma energia diabólica a partir do processo civilizatório, transformando em pecado. Representa os impulsos carnais que passam serem vistos como inferiores e então são reprimidos, atuando na parte sombria da personalidade. Está ligado aos bloqueios e inibições, o aspecto animal da personalidade. Também ligado ao corpo, a função Id.

8 - Cavaleiro de Espadas

****Aqui está o elemento ar, como dimensão flexível, volátil e mutável. Sempre em busca do novo, para ir além da monotonia do dia-a-dia. Provavelmente as pessoas estão enxergando em mim essa figura inquieta, sempre em busca de novas ideias, buscando se destacar a partir disso. Também percebo que o meio me leva a essa constante de ideias e de choque de teorias.

9 - 10 de Ouros

    Chego então a estabilidade de Ouros, onde se chega no ponto onde se constrói algo para deixar para prosperidade. São as conquistas materiais necessárias para o conforto e que as gerações futuras possam usufruir.

10 - Oito de Paus

****Aqui é o resultado final, a liberação da energia criativa, sendo possível pela superação das barreiras anteriores, só depois disso poderá gozar desse estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a incerteza

    Hoje pela manhã acordei cedo. Então decidi me arrumar para caminhar. Minha intenção era andar um pouco pelo meu bairro, mas no meio do c...