quinta-feira, 21 de julho de 2022

III - Imperator - Basileus - Imperador (3,4)

                                                 

 

Motto: 

    Potens Pater conservator orbis (Mighty Father, preserver of the world)

Deities:
Zeus, Jupiter.
Dice:
1+3 = Love+Male (Water); 2+2 = Couple+Male (Fire).
Astragali:
1+3+3 = Love+Ruler+Male.
Greek Letter = Delta:
Dike = justice, judgement, right; Dunastes = ruler, master.
Trigram:
III Name: Ch'ien = the Creative. Image: Heaven, Sky. The Father, associated with strength, creativity, firmness, endurance, purity and the word. South in the Earlier Heaven. 
 
Descrição:
        Representa a ordem e a estabilidade. Representa o triunfo do ser civilizatório sobre a natureza. O Imperador força sua vontade sobre a natureza, ao contrário da Imperatriz, que flui com ela. Simboliza as características masculinas da consciência. É a iluminação solar que demanda claridade. É a fonte da consciência tanto moral quanto espiritual, ao contrário do Alto Sacerdote que é a fonte da intuição moral e espiritual.

          É o chefe do clã. Zeus é considerado o "Pai dos Deuses e dos Mortais". Pater Familias, ou seja, cabeça da família. É o protetor da ordem, ele ordena todas as leis. Tanto no plano físico como moral. Seu keraunos (raio) representa o domínio sobre a Terra. Com ele impõe a justiça. 

         O Imperador é o organizador de leis, representa a consciência e o pensamento racional. É o Logos Paternal, em oposição ao Eros Maternal da Imperatriz. Está associado ao elemento Fogo, combinando o Calor (descriminação) com a qualidade do Seco (forma impositiva). Assim, O Imperador busca que suas decisões tornem realidade. Enquanto A Imperatriz está ligada ao elemento Água, combinando o Frio (união) e Molhado (produção). 

      O Logos Paternal está ligado a imagem arquetípica do Sol fogoso (Alto Sacerdote) enquanto o Logos Maternal está ligado a Lua aguada (Alta Sacerdotisa) . Quando Sol e Lua se unem, sua criança equilibra as quatro qualidades da água fogosa com o fogo aguado (A Temperança). Na alquimia, Zeus é o Rei negro, Umbra Solis (Sombra do Sol), o Solphur Nigrum (Enxofre Negro), todos as amanifestações do escuro, natureza ativa de Saturno, lado masculino de Mercúrio. 

       Um dos símbolos mais relacionados a Zeus e Júpiter, é águia. É uma variante de ouroboros, devora suas asas e penas, simbolizando a ressurreição do Imperador. Está também  associado ao cordeiro, simbolizando a força criativa masculina e intelecto. . Portanto, está ligado ao signo de Áries, que inicia todo novo ano, simbolizando o rejuvenescimento e renovação da energia solar. É associado também com a cor vermelha, simbolizando a natureza fogosa do Imperador. Águia vermelha na alquimia representa a natureza solar do ouro(tintura rubea). Enquanto a Imperatriz representa a Águia Branca, sendo a natureza lunar da prata (tinctura alba). A união do Imperador(Vinho,Vermelho) e a Imperatriz (Água, Branco) resulta na Temperança. Seu trono é feito de Ébano, Marfim e Ouro, representando respectivamente o reino Vegetal, Animal e Mineral. Está localizado no topo da montanha, simbolizando assim a exaltação espiritual, estando aparte dos assuntos ordinários. Está ligado a Tríade, princípio de estabilidade, tranquilidade, quadrado, estrutura sólida.

        


 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a incerteza

    Hoje pela manhã acordei cedo. Então decidi me arrumar para caminhar. Minha intenção era andar um pouco pelo meu bairro, mas no meio do c...