quinta-feira, 18 de agosto de 2022

IIII - Pontifex - Archiereia - Alta Sacerdotisa (4,2)

                                                                            

         Motto: Statu variabilis (Firme na mudança)

         Divindades: Artemis, Diana, Hecate, Luna, Isis, Persephone.

         Dados: 1+4= Amor + Mãe (Água Hexactys); 3+1= Família + Mãe (Fogo Hexactys)

         Astragali:  1+4+1= Amor + Santo + Feminino

         Letra Grega: Epsilon; Exo = fora, além, para fora.

         Trigrama:  :I: Nome: K´an = O Abismal, Imagem: Água, Chuva, Lua. A segunda Filha, associada com paixão, perigo, penetração. Leste do Nascer do Sol.


      Descrição: Representa os componentes femininos da mente inconsciente. Está aliada aos processos ocultos, aqueles que invisivelmente guiam, desenvolvem, conectam e relacionam, tudo aquilo que transcende a dualidade. Representa o inconsciente, como processo sintético da memória. Sua atividade é simbolizada pela água abismal: Escura, impenetrável, infinitamente profunda, sempre misturando, fluindo. Sempre buscando restaurar a totalidade quando a divisão vai longe demais.

                      Está ligada a Lua, princípio oculto da mudança nos ciclos de crescimento e declínio. Representa a balança osciladora entre matéria e espírito. Incorpora os aspectos femininos da espiritualidade. No homem, a psicologia lunar manifesta-se como anima no inconsciente, que é representada pelo lado escuro da Lua. Na mulher, a psicologia lunar se manifesta no consciente. A psicologia solar se manifesta como animus, representado pelo Sol Niger (Sol Negro). Assim, o lado brilhante da Lua e do Sol são representados pelas cartas (II) Imperatriz e (III) Imperador, enquanto o lado escuro da Lua e do Sol são representados por (IIII) Alta Sacerdotisa e (V) Alto Sacerdote.

                         A Anima, tem características como lealdade, consoladora, ilusionista, sedutora, ambivalente, vaidosa, melindrosa, sentimental, ressentida e sujeita a humores irracionais. Personifica os elementos do inconsciente coletivo. Luna representa os 6 planetas e seu metal Prata é a soma e essência dos espíritos dos 6 metais.

                       Sua divindades são Artemis, Diana, Hécate e Perséfone. Hecate é Triformis ou Triceps, pois ela governa os céus durante a Lua Cheia (Selena), Governa a terra durante a Lua Crescente e Minguante (Artemis), e governa o submundo durante a Lua Nova (Perséfone). Os alquimistas dizem que a Diana Virgem é a Primeira Mãe (Prima Mater, a substância feminina da transformação. A Esposa Espiritual e Mãe. É a Mater Alchimia, a matéria de todas as coisas, a Matrix, Femina, Virgo, Puella, Pregnans (Grávida), Sophia, Luna e Meretrix . Ela é o "o vaso e a matéria do bem e do mal" (Jung, MC.18,20,105). Matéria e Matriz derivam da palavra Mãe.   A Lua é um atributo de Artemis e artemísia é um erva lunar. A lua também surge como uma mediadora, como Hermes. Ela está entre a Terra e o Céu, mostrando sua parte de baixo e de cima, demonstrando os dois caminhos.  A romã está associada a Demeter e Persefone. Símbolo do princípio passivo, casamento, fertilidade e nascimento.   

                         Apolo e Artemis representam a operação não-vista da mente subconsciente, o brilho do insight, o salto intuitivo. (VI) Os Enamorados, representa a união de Apolo e Artemis pelo Eros, procriação de Hermes e Afrodite (I.Mago e II. Imperatriz).

                           A Lua é a mãe do Sol, também como sua esposa , que significa que o inconsciente está grávido da consciência e pare ele (Jung, MC.175-7). A Lua representa as qualidades da conexão e relacionamento que caracterizam o Eros Maternal (Jung, Aim, 12-3) pela água ser fria (junção) e molhada (produção). Em contraste com o Sol, que representa as qualidades da descriminação e cognição, que caracterizam o Logos Paternal. Por ser o Fogo quente (separação) e seco (imposição). A Alta Sacerdotisa e o Alto Sacerdote são frutos da água e do fogo no VI. Os Enamorados. Sol é o "calor do Firmamento" e Luna o "úmido eterno".

 

*A Alta Sacerdotisa está ligada ao "Pentad". Ver significado de Epsilon e os Cincos do Minor Arcana                        

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...