quinta-feira, 29 de setembro de 2022

VI. Cupidus - Eros - Amor (7,6)

                                                           

     

              Motto: Omnia vivit Amor (Amor conquista tudo)

             Divindades: Eros, Cupidus, Apolo + Artemis/Diana, Osiris + Iris.

             Dados: 1+6 = Amor + Filhos (Água); 3+3 = Família + Filhos (Fogo)

             Astragali : 1+4+4 = Amor + Sacerdote + Filhos.

              Letra Grega = Zeta

                         Zeteo = desejo, procura, exigência, demanda, busca.

             Trigrama: 

                   II: Nome: Tui = Feliz. Imagem: Lago. O Terceiro Filho, associado com alegria e atração. Nordeste do Céu Anterior.

 

            Descrição:  Eros aparece como alter-ego do I. O Mago. É o poder da conjuração, representa o sagrado casamentos dos opostos. Aqui se apresente o Sol e a Luarepresentando o inconsciente feminino e masculino. Não nasce de uma decisão consciente, aqui todos os opostos estão unidos: masculino e feminino, consciente e inconsciente, pensamento e sentimento, intuição e sensação.

                                 É uma conjunção alquímica de irmão e irmã. Pela consumação do polo masculino, será destruído, dissolvido no mar materno subconsciente. Isso represente a dissolução que precede o rejuvenescimento de elementos masculinos. A criança divina consome a substância materna. A mãe morre na concepção, obliterando o polo feminino. A criança sobrevive, manifestando o equilíbrio de todas as oposições, reencarnando os dois pais (VIII. A Temperança).

                         O Hiero Gamos (Casamento Sagrado) deve ser incestuoso. Representa "uma combinação de coisas que são relacionadas mas com naturezas distintas" (Jung, Mys. Con. 466). São dois lados de uma mesma unidade.  Está ligada ao símbolo do Uroboros, que no crepúsculo da consciência aparece como dois indivíduos; na verdade, a noiva e o noivo estão disfarçados de Mercúrio (O Mago).

                                Representa o casamento entre IV. Alta Sacerdotisa e V. Alto Sacerdote - Casamento Alquímico entre a Rainha da Noite (Prata) e Rei do Dia (Ouro). É o Mercúrio que une o Enxofre e o Sal. Sua geração é o pneumatos, a "harmonia do espírito intermediário".

                                 O hexagrama é o símbolo da União dos Opostos.  São simultaneamente dois triangulos sobrepostos do Fogo e Água e também signos sobrepostos do Ar e da Terra. Assim todos os quatro aspectos da psique, masculino e feminino, imanente e transcendente, são unidos o consciente e o inconsciente em equilíbrio ( ver V. Alto Sacerdote). 

                                       A hexade, discutido no Minor Arcana, é o princípio da hamornia, pois é o produto da díade e da tríade. Assim reconcilia os opostos, é conhecido com Totalidade. A heptade é considerada "A Segunda Mônada", o impulso para um novo nível de manifestação, um novo começo, novo princípio de geração. Uma pessoa completa abarca três elementos físicos (mente, espírito e psique) e quatro elementos naturais (terra, água, ar e fogo), que corresponde com três virtudes espirituais e quatro virtudes práticas. Héptade é fruto do primeiro número par e ímpar. O Pai (3) e a Mãe (4) - 7 = 3+4.

                                      No culto sumério, a deusa Ishtar (ou Inanna) é a Rainha do Céu e da Terra, Deusa do Amor e da Guerra, e Dumuzi (Tammuz) seu esposo, é o Rei-Pastor, o Touro Selvagem. Depois de seu Casamento Sagrado, Inanna mata Dumuzi, quando ela estava estava presa no submundo, ela mandou demônios para substituir ele, assim ele caiu na escuridão.

                                           Para Crowley Enamorados e Temperança são gêmeos, um par complementar: Solve et Coagula. Enamorados é Solve pela tradição alquímica do Casamento Sagrado que se dá em águas espirituais. Na Alquimia, desnudar-se representa a exposição da alma, descartando a Capa da Escuridão, representando o nigredo (Jung, MC.50)

                     

                

 

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

       Percebo que as coisas estão mudando. Sinto um certo receio, não sei para onde isso vai. Percebo que pequenas mudanças estão acontecen...